sambas enredo

‘Sambas-enredo 2024’: Com refrão irresistível e bom humor

Share:

Fonte: https://oglobo.globo.com/

Por Bernardo Araujo  — Rio de Janeiro

 

‘Sambas-enredo 2024’: Com refrão irresistível e bom humor, safra confirma bom momento do carnaval carioca

Nova leva carnavalesca tem destaques como a composição leve e melódica que embalará a Imperatriz, a letra que será cantada pelo Salgueiro e o bom humor da Mocidade e da Grande Rio

“Olha a Imperatriz chegando!” O bordão de Dominguinhos do Estácio (1941-2021) abre o disco dos sambas-enredo de 2024 com um certo sabor de passado: Imperatriz campeã, cigana, destino… “Com a sorte virada pra Lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda” rende um dos melhores sambas do ano, leve, melódico e bem puxado por Pitty de Menezes. Também com cheiro de passado vem “Gbalá: viagem ao templo da criação”, composto por Martinho da Vila para o carnaval de 1993, que a Unidos de Vila Isabel leva novamente à Avenida 31 anos depois e que segue lindo, mesmo pouco conhecido.

imperatriz leopoldinense
Imperatriz Leopoldinense — Foto: Brenno Carvalho

De uma máquina do tempo semelhante vem a Unidos da Tijuca, misturando Brasil e Portugal em “O conto de fados”, samba cadenciado e assobiável puxado pela fera Ito Melodia. Os luso-enredos são uma tradição da escola do Borel desde o Descobrimen… os anos 1980, cortesia de Fernando Horta, português presidente da escola.

unidos da tijuca
Unidos da Tijuca — Foto: Roberto Moreyra

Na Mangueira, a homenagem a Alcione remete a um tempo em que Braguinha, Caymmi e Drummond renderam títulos: tambores de mina do Maranhão, a força feminina e os deuses africanos se unem em um belo samba. Vizinho da Mangueira em São Cristóvão, o Paraíso do Tuiuti também faz lembrar antigos carnavais em “Glória ao Almirante Negro”, sobre o marinheiro João Cândido e a Revolta da Chibata, em 1910. Apesar da grife Moacyr Luz-Cláudio Russo (entre outros parceiros), o samba não se destaca em meio à boa safra.

mangueira
Desfile da Mangueira — Foto: Brenno Carvalho

Chega de passado: o Salgueiro faz sucesso ao abordar de forma agressiva um assunto sério: “Você quer me ouvir cantar Yanomami/ Pra postar no seu perfil/ Entre aspas e negrito/ O meu choro, o meu grito, nem a pau, Brasil!”, diz uma das melhores letras do ano, do enredo “Hutukara”. Também política, a Portela é pura raça negra em “Um defeito de cor”, inspirado no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves. O vozeirão de Gilsinho defende a triste melodia com a firmeza de sempre: “Nasci quilombo e cresci favela”.

Em outra praia, a tropicalista Mocidade Independente de Padre Miguel também emplaca um hit pré-carnavalesco em “Pede caju que dou… Pé de caju que dá”: “O mel escorre, olho claro se assanha/ Se a polpa é desse jeito, imagine a castanha” diz o irresistível refrão do meio, em levada frevo-axé de sotaque nordestino. Campeã em 2022, a Grande Rio também vem bem-humorada e leve no folclore pop-amazônico de “Nosso destino é ser onça”, um dos mais saborosos da safra. Quase um caju maduro.

Beija-Flor vai a Alagoas contar “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, que, boa notícia, foge da fórmula que a gigante de Nilópolis segue há décadas. A lenda Neguinho da Beija-Flor faz bem seu trabalho, mas o samba escorrega no refrão “Aqui é Beija-Flor/ Doa a quem doer”. Para que tanto ódio no coração, Deusa da Passarela?

Vinda de um título, dois vices e um terceiro lugar nos últimos quatro anos, a poderosa Unidos do Viradouro traz o cantor Wander Pires e seu estilo operístico em “Arroboboi, dangbé”. A intrincada lenda afro-baiana acaba resultando em um samba difícil, que dará trabalho à bateria de Mestre Ciça. Também do lado de lá da Baía, a Porto da Pedra, de São Gonçalo, retorna ao Grupo Especial trazendo o “Lunário Perpétuo”, clássica publicação espanhola do século XVI, traduzida para o carnavalês com sabor nordestino, em boa levada de baião (em fevereiro deste ano, com a Imperatriz, deu em título) na voz experiente de Wantuir.

Com baterias bem gravadas, temas recorrentes, abordagens novas e tradicionais, o disco do Grupo Especial ratifica o bom momento que vive o gênero samba-enredo.

Conheça o camarote RioExxperience 2024

Veja também

alcione
Marrom Imortal – Alcione

Fonte: @alcioneamarrom   Alcione Acaba de tomar posse na Academia Brasileira de Cultura...

Paulinho da Viola
Paulinho da Viola será homenageado em camarote do Carnaval do Rio

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 25 jan 2023, 18h07 – Publicado em 25...